Estou mentorando alguns empreendedores que possuem negócio físico e estão trabalhando para manter e crescer seu negócio mesmo na crise, neste contexto, ter alcance no “mundo digital” é sem dúvida um dos projetos deste portfólio estratégico que possibilita escalar e sustentar um negócio com menos dependência da economia.
Objetivando prospectar clientes e gerenciar o risco eminente de novas restrições devido a pandemia, que pode impactar novamente o negócio, como deve ser o posicionamento deste empreendedor no universo digital?
Descrevo abaixo 5 ponto iniciais que julgo serem importantes para iniciar esta jornada:
- ✍🏾 Em se tratando das redes sociais, não escreva a primeira coisa que vier a cabeça👎🏾:
Não cometa este equivoco imaginando que ninguém irá ler, esta ação pode atrasar o alcance de seus objetivos. Pense sem pressa e tenha mapeado quem é o seu AVATAR (público-alvo), com este requisito claro escreva o que você deseja dizer a ele. Qual é o objetivo do seu texto e quais tópicos você deseja cobrir? Assim o seu risco de rejeição diminui. - 🧙🏾 Concentre-se no seu AVATAR, independente da sazonalidade🎅🏾:
Claro, é necessário faturar e os períodos sazonais são os melhores para isso, mas, uma restrição que precisa ficar clara neste projeto é que seu Avatar é o mais importante e deve ser sempre o Number One. A boa experiência dele nesta primeira aproximação, fará com que ele queira consumir cada vez mais seu conteúdo e posteriormente adquirir seu produto ou serviço. Tenha claro o escopo e escreva de forma que seja claro também para o seu Avatar, porque atrair o publico errado é trabalho em dobro. - 🔧 Utilize estratégias de SEO (Search Engine Optimization) 🔨:
Para gerenciamento do conteúdo do seu site ou blog é muito útil a utilização eficaz destas estratégias, elas visam posicionar uma página nos primeiros resultados dos mecanismos de busca online, e assim com certeza você atrairá mais publico para o seu palco. Você já buscou algo no Google e entrou em uma das 3 primeiras opções que apareceu? Então, dependendo da sua estratégia seu conteúdo pode vigorar entre os primeiros da lista. - 🔎Pesquise! Pesquise! Pesquise! 🔎
Palavras-chave é uma das primeiras ações que você executa ao otimizar, seja nas Redes sociais (o famoso #hastags), YouTube ou Blog, você precisa descobrir quais palavras desejam encontrar e o que as pessoas procuram. Adaptando-se à intenção de pesquisa de seu público, você terá uma ótima classificação e ficará próximo a atingir o objetivo do seu projeto. O próprio google te ajuda nesta pesquisa gratuitamente através do site Google Trends., existem outras ferramentas com mais funcionalidades, mas não é o objetivo deste post. - 🛠️Configure uma estrutura de site extraordinária que engaje 🧲 e fidelize🤝🏾:
Lembrando que a restrição do seu projeto é: “A experiência do seu AVATAR acima da sua” similar ao primeiro princípio da agilidade “A maior prioridade está em satisfazer o cliente” . Não adianta estar perfeito para você e não atrai o público-alvo, é quase como escrever um requisito super técnico do projeto e pedir para um usuário comum, sem este conhecimento validar, não entrega valor, não gera empatia e não é uma boa experiência para ele.
Quais outros pontos importantes nesta jornada você acrescentaria aqui?
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