
A agilidade tem se tornado cada vez mais importante especialmente em setores altamente competitivos . Percebo a partir das práticas implementadas e networking com meus colegas que:

- Escalabilidade: as empresas estão buscando maneiras de aplicar princípios ágeis em toda a organização desde as pequenas às grandes equipes, não se limitando às equipes de desenvolvimento , e sim se estendendo por toda a organização, incluindo áreas como finanças, recursos humanos, marketing, atendimento ao cliente, e outras…
- Ambientes regulatórios: No setor público a a busca por redução de tempo, melhor eficiência e direcionamento por resultados faz com que este setor, cada vez mais, procure maneiras de aplicar práticas ágeis, mesmo onde haja uma forte regulamentação.
- Ambientes distribuidos: equipes distribuídas geograficamente estão se tornando cada vez mais comuns e as empresas estão desenvolvendo práticas baseadas na agilidade que funcionam bem em ambientes distribuídos. O trabalho remoto torna-se cada vez mais popular, mesmo em organizações tradicionais e já existem estudos que mostram que trabalhar em casa, em uma cafeteria ou onde quer que um colaborador se sinta mais produtivo pode aumentar significativamente a eficiência da equipe.
- Integração de Agilidade e Design Thinking:
Prática do pensamento crítico: identificar problemas, relacioná-los objetivamente à situação em questão, bem como às pessoas. Em seguida, estruturar sistematicamente uma série de abordagens para resolver o problema.
Melhorar habilidades de comunicação: Comunicação verbal e não verbal, ambas podem ser aprimoradas através da prática.
Aprenda a colaborar melhor: coloque-se em situações variadas que exigem que você trabalhe ao lado de pessoas de diferentes origens e idades. (O livro Os 5 desafios das equipes dá muitos insights sobre isso)
Seja reflexivo: no final do dia, pense se as situações poderiam ter acontecido de forma diferente, o que poderia ser alterado para ser melhor ainda. Os erros são oportunidades para aprender, se vrefletirmos sobre eles em vez de vê-los como falhas a evolução se torna cada vez mais rápida e entregamos cada vez mais valor.
Ouça e pergunte: inicie conversas com a intenção de aprender com outra pessoa, ouvir e fazer perguntas parece ser simples, mas quantas vezes realmente você parou para escutar? Quantas vezes tentou compreender antes de ser compreendido? Ouvir, compartilhar seus pensamento e tentar realaciona-los com diferentes perspectivas faz muita diferença. - Em resumo, a tendência é que a agilidade conectada às áreas técnicas, de negócio e de atendimento é cada vez mais importantes para o crescimento e sustentabilidade das empresas.
#agile #agility #scrum #kanban #okrs #okrcp #liderança #lider #lideragil #carreira #altaperformance #performance #customerexperience #customersuccess
Deixe um comentário