
PRojects IN Controlled Environments (PRINCE) é um método de gerenciamento de projetos, diferente do PMBOK que é um Guia de melhor pratica. O Prince é um método não-proprietário genérico, a ponto de poder ser aplicado a qualquer projeto, independentemente de seu porte, tipo, organização, região geográfica ou cultura.
O Prince é uma abordagem estruturada, com processos, papéis e responsabilidades bem definidos, que orienta o gerente e o time na condução do projeto.
Enquanto o PMBOK diz “O QUE” e necessário fazer, o Prince2 diz “COMO” fazer.

… ai tia Alcione, o que eu faço? Qual eu escolho? Qual a melhor?
Depende do cenário!
Estamos vivemos um momento de metodologias e práticas hibridas, todas se conversam e se complementam. Temos que ter controle do escopo, sem afetar a qualidade, com o menor custo e no menor tempo possível, ou seja, temos também que ser ágeis e liberar o time do projeto para trabalhar no portfólio da empresa em outras demandas, enfim, minha visão é que conhecendo de forma hibrida fica mais tangível a aplicabilidade em qualquer projeto.
Falando da Minha Certificação, tive como mentor o Ernani Marques, fiz o curso EAD do Prince2 Foundation que é a base do Prince, o link do curso vou deixar AQUI, e fiz um curso presencial do Prince2 Practitioner. Se já tiver o PMP você é dispensado de ter que realizar as duas provas podendo optar somente pela superior, que foi o que eu fiz.
Agora, se você já tem a certificação e a sua dificuldade é controlar as atividades do projeto🦸🏿♀️ou, mostrar o status do projeto🧙🏾♀️ ou, tem certeza que o MS Project não é seu amigo🤬, ou tudo isso e mais um pouco🤯, não se desespere mais🥴, clique na imagem abaixo que eu posso te ajudar👩🏾🚒

E você, está em qual fase desta certificação?
Deixe um comentário